quinta-feira, 10 de novembro de 2016

-NUTRIÇÃO MINERAL DA BANANEIRA-

A bananeira é uma planta exigente em nutrientes, não só por produzir grande massa vegetativa, mas também por apresentar elevadas quantidades de elementos absorvidos pela planta e exportados pelos frutos.

O potássio (K) e o nitrogênio (N) são os macronutrientes mais absorvidos pelas bananeiras, seguidos do cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S) e fósforo (P).

Os micronutrientes mais absorvidos são, em ordem decrescente, cloro (Cl), manganês (Mn), ferro (Fe), zinco (Zn), boro (B) e cobre (Cu). A planta absorve grande quantidade de cloro por causa das altas doses de cloreto de potássio aplicadas na cultura.

-Demanda nutricional-

É de suma importância ter conhecimento sobre a demanda nutricional da cultura que está sendo ou vai ser cultivada.

Demanda nutricional diz respeito à EXTRAÇÃO, que tem por definição  quantidade de nutrientes extraídos pela planta toda para produzir, e à EXPORTAÇÃO, que se refere à quantidade retirada pela colheita.




-Marcha de Absorção-

Revela-se uma grande vantagem ter conhecimento sobre a marcha de absorção de nutrientes, pois esta revela a quantidade de nutrientes necessários para a produção, época de maior exigência de cada nutriente, onde cada nutriente se encontra em maior quantidade e o quanto é exportado pela colheita.

Em relação à bananeira, a absorção de nutrientes acompanha o acúmulo de matéria seca, ou seja, é pequeno no início da bananeira. No entanto, do 4° ao 5° mês até o florescimento, o crescimento é acentuado, com acúmulo significativo de matéria seca e, consequentemente, de nutrientes.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário