quinta-feira, 10 de novembro de 2016

-FUNÇÕES DOS NUTRIENTES NA BANANEIRA-

Nitrogênio (N): O nitrogênio tem função estrutural na planta, pois faz parte de moléculas de aminoácidos e proteínas, além de ser constituinte de bases nitrogenadas e ácidos nucleicos. É um nutriente muito importante para o crescimento vegetativo da planta, principalmente durante os três primeiros meses de crescimento, quando o meristema está em desenvolvimento. O nitrogênio é responsável pelo aumento do número de pencas, pela emissão e crescimento de rebentos.

Potássio (K): O potássio não tem função estrutural na planta, estando  predominantemente na forma iônica. É considerado o elemento mais importante para a nutrição da bananeira, pois se encontra em alta quantidade na planta. Além de ser um nutriente importante na produção de frutos, aumenta sua resistência ao transporte, melhora sua qualidade, aumenta a quantidade de sólidos solúveis totais e açúcares e diminui a acidez da polpa.

Efeito do desbalanço entre nitrogênio e potássio na bananeira: O desbalanço entre nitrogênio e potássio causa problema na pós-colheita, pois leva á queda de frutos amadurecidos no cacho, sobretudo em bananeira do subgrupo Cavendish.  
O baixo suprimento de potássio favorece o acúmulo de N amoniacal e o excesso de N atrasa a emergência do cacho, produzindo cachos com pencas espaçadas e facilmente danificadas no transporte.

Fósforo (P): O fósforo faz parte da estrutura química de compostos essenciais, como fosfolipídeos, coenzimas e ácidos nucleicos, sendo responsável pelos processos de armazenamento e transferência de energia. Esse nutriente favorece o desenvolvimento vegetativo em geral e o sistema radicular, e influencia as funções dos órgãos florais.

Cálcio (Ca): O cálcio é um constituinte estrutural dos pectatos de Ca da lamela média das células. Em quantidades adequadas nos tecidos, inibe a atividade de enzimas pectolíticas que dissolvem a lamela média. Normalmente é suprido pela calagem.

Magnésio (Mg): O magnésio é integrante da molécula de clorofila, ativa enzimas e participa dos processos de absorção iônica, fotossíntese e respiração. A aplicação de Mg é de fundamental importância, em razão das elevadas doses de potássio exigidas pela bananeira, pois evita o surgimento do “azul da bananeira”, que é a deficiência de Mg induzida pelo excesso de K, quando se faz irrigação com águas calcárias.

Micronutrientes: O boro e o zinco são os micronutrientes que mais frequentemente apresentam deficiência nas bananeiras. O B participa do metabolismo de ácidos nucleicos e de fitormônios, da 68 formação das paredes celulares e da divisão celular, além de facilitar o transporte de açúcares através da membrana. O Zn estimula o crescimento e a frutificação, e é componente de várias enzimas, como desidrogenases, proteinases, ribonucleases, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário