quarta-feira, 9 de novembro de 2016

-DIAGNOSE VISUAL-

A diagnose visual consiste na observação dos sintomas apresentados pela planta através de aspectos como severidade dos sintomas, distribuição dos sintomas na área, estado fisiológico da planta, localização a folha, simetria e outros.

Sintomas Visíveis das Deficiências na Bananeira
-Macronutrientes-

Nitrogênio (N): Folhas menores e com as bordas do pecíolo róseas. Folhas com coloração verde claro, chegando a amarelecer as mais velhas. Distância curta entre os pecíolos dando aspecto de "leque".


Fósforo (P): Folhas velhas com necrose marginal em forma de "serra", com fino contorno preto seguido de amarelo. Demais partes da folha mantêm coloração verde escura.


Potássio (K): Coloração amarelo-alaranjada a partir da ponta da folha mais velha. A ponta da folha dobra, ficando encarquilhada e seca.


Magnésio (Mg): Folhas mais velhas com clorose marginal evoluindo para a nervura central. Presença de lesões necróticas na área amarelada. Planta na forma de roseta. Pigmentação azulada no pecíolo, conhecido como "azul da bananeira". 


Cálcio (Ca): Folhas novas deformadas. Engrossamento das nervuras secundárias. Deformação da folha velha. Planta deixa de emitir folhas.


Enxofre (S): Folhas novas com coloração verde claro generalizada. Nervuras secundárias mais grossas.


-Micronutrientes-

Zinco (Zn): Faixas esbranquiçadas paralelas às nervuras secundárias e de largura muito variável, alternando com faixas perfeitamente verdes nas folhas novas.


Manganês (Mn): Necrose das margens das folhas mais novas. Inicia cm clorose internerval marginal dando aparência de um "pente", que avança irregularmente para a nervura central. Presença de pequenas pontuações necróticas causadas pelo fungo Deightoniella tolurosa.


Boro (B):  Deformação, encarquilhamento e redução do tamanho das folhas novas. Estrias esbranquiçadas paralelas à nervura central em toda largura da parte central da folha. Nervuras secundárias proeminentes.


Ferro (Fe): Amarelecimento das folhas mais novas, com algumas nervuras secundárias mantendo-se verdes.


Cobre (Cu): Folhas inclinam-se para baixo, dando aspecto de "guarda-chuva" e ocorre a redução dos internódios. 


Molibdênio (Mo): Sintomas de deficiência visual não foram encontrados na literatura científica (GODOY, 2013).


Nenhum comentário:

Postar um comentário